No
Brasil, a utilização da informática como recurso pedagógico iniciou-se nas
universidades, enfatizando a utilização da tecnologia a serviço da educação.
Mediante esta realidade, estendeu-se sua utilização as escolas e também os
professores sentiram a necessidade de rever os conceitos e posturas adotadas em
sua prática pedagógica. A informática trouxe benefícios para o setor
educacional. Em aspectos construtivistas, houve uma maior interação entre
aluno/professor/computador, tornando este recurso um subsídio imprescindível no
processo de mediação do conhecimento. Em aspectos tradicionais, percebeu-se a
defasagem apresentada diante das situações ocorrentes e constatou-se a
necessidade de mudança. O trabalho a ser desenvolvido com alunos das séries
iniciais do ensino fundamental sugere o uso da informática como fonte inovadora
do processo de aprendizagem, visando um melhor aproveitamento e rendimento das
atividades desenvolvidas pelo setor. A proposta inicial do trabalho com a
informática nas séries iniciais do ensino fundamental necessita de mudanças
relevantes, para a real efetivação do processo de ensino-aprendizagem. A
informática tem a função de redimensionar o papel do professor, tornando-o um
profissional imbuído na mediação de um conhecimento realmente aplicável aos
dias atuais, como também na formação de cidadãos participantes e atuantes de
uma sociedade a cada mais competitiva. Portanto, a inclusão digital dos
profissionais da educação, assim como a inserção dos alunos nesta realidade
torna-se de fundamental importância para que, na medida do possível
modifique-se o panorama educacional e conquistem-se as mudanças necessárias,
objetivando adquirir conhecimentos realmente aplicáveis e condizentes com a
realidade em questão.
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