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Exercícios Online

ATIVIDADES
PALAVRAS CRUZADAS

CRUZADINHA Nº 01

CRUZADINHA Nº 02

CRUZADINHA Nº 03


CRUZADINHA Nº 04

CRUZADINHA Nº 05

CRUZADINHA Nº 06

CRUZADINHA COLETIVOS

CRUZADINHA DOS ANIMAIS

CRUZADINHA DOS ANTÔNIMOS

CRUZADINHA DOS ANTÔNIMOS DOIS

CRUZADINHA DOS BRASILEIROS

CRUZADINHA DOS NÚMEROS (TERCEIRA SÉRIE)

CRUZADINHAS MASCULINO

CRUZADINHAS  PISTAS

CRUZADINHAS PLURAIS

CRUZADINHAS DOS ESPORTES

CRUZADINHA DOS FEMININOS

CRUZADINHA DOS J

CRUZADINHAS  DO S QUE PARECE Z


CRUZADAS E CAÇA-PALAVRAS DA INTERNET
ALFABETIZAÇÃO

ALFABETO COMPOSER

ATIVIDADE - ALFABETO

CONSOANTES


CONSOANTES  (DOMINÓ)  B C D F G

CONSOANTES (DOMINÓ)


VOGAIS (DOMINÓ)

VOGAIS (DOMINÓ)

VOGAL A,     VOGAL  E        VOGAL  I      VOGAL O

VOGAL U   (COMPLETAR)

ENCONTROS SILÁBICOS

BA BE BI BO BU - DOMINÓ

BA BE BI BO BU - COMPLETAR

CA  CE CI CO CU - DOMINÓ
 
CA CE CI CO CU - COMPLETAR   

DA DE DI DO DU  - DOMINÓ

FA FE FI FO FU  - DOMINÓ

A FARRA DO F

GA GE GI GO GU

HA HE HI HO HU

HA HE HI HO HU (COMPLETAR)

JA JE JI JO JU  (DOMINÓ)

JA JE JI JO JU (COMPLETAR)

LA LE LI LO LU (DOMINÓ)

MA ME MI MO MU

MA ME MI MO MU  (COMPLETAR)

NA NE NI NO NU (DOMINÓ)

NA NE NI NO NU (COMPLETAR)

O NA, NE, NI, NO. NU

PA PE PI PO PU (DOMINÓ)

PA PE PI PO PU (COMPLETAR)

QUA QUE QUE  (COMPLETAR)

RA RE RI RO RU (DOMINÓ)

SA SE SI SO SU (DOMINÓ)

SA SE SI SO SU (COMPLETAR)

TA TE TI TO TU (DOMINÓ)

TA TE TI TO TU (COMPLETAR)

VA VE VI VO VU (DOMINÓ)

VA VE VI VO VU (COMPLETAR)

XA XE XI XO XU  (ARRASTAR)

ZA ZE ZI ZO ZU  (COMPLETAR)

NÚMEROS DE UM A DEZ


SUMIRAM AS LETRAS

CRUZADINHA DO C

G  E O  J

O  C  G  J

TURMINHA DO C

COMPLETAR FRASES

O " H"

CRUZADINHA DO PA, PE, PI, PO, PU  E   COMPLETAR

O SA, SE, SI, SO, SU  (Formar Palavras)

CRUZADINHA DO S

CRUZADINHA DO TA, TE, TI, TO, TU

O VA VE VI VO VU  (COMPLETAR FRASES)

FRASES E FIGURAS

CRUZADINHA DO CEDILHA,  FORMAR

O SS E O ÇEDILHA - ESCREVER PALAVRAS

PALAVRAS COM "CH"

O  X  E  O CH


MISTÉRIO

MISTÉRIO_1

O M ou N (cruzadinha)

O M ou o N (cruzadinha e completar)

CRUZADINHA DO "S" MUDO 


S  ou  Z

RA  ou RRA

DOIS  "RR"

CONHECENDO ANIMAIS

COMPLETAR A FRASE  DE ACORDO C/DESENHO

CRUZADINHA DO LHA

PALAVRAS LHA

DITADO DO LHA

LHA LHE LHI LHO LHU (COMPLETAR)

NHA NHE NHI NHO NHU(CRUZADINHA)

PALAVRAS COM "CH"

JOGO DAS FRASES (ORGANIZAR FRASES)

BONEZINHO DO ÃO


O "GRAMPINHO" DA VOVÓ

O "CHAPEUZINHO" DO VOVÔ

Encontros consonantais

Palavras com "QU"

ARRASTAR

ARRASTAR FRUTOS

QUEM É?  ASSOCIAÇÃO DEM PALAVRAS COM FIGURAS


ASSOCIAR AS FIGURAS ÀS PALAVRAS


ASSOCIAÇÃO FIGURAS E PALAVRAS

ASSOCIAÇÃO - (PERTENCER)

ASSOCIAÇÃO - (PERTENCER)


DEZENAS 1, 2, 3, 4

RIMA  1, 2, 3, 4, 5






DIVERSOS

ALFABETO INGLÊS

AFRICANIDADES

AFRICANIDADES - ATIVIDADES

ANIMAIS

CORPO

DENGUE

ESTAÇÕES DO ANO

ETNIAS

FEMININOS

HALLOWEEN

ÍNDIOS

MEIO AMBIENTE

MEIOS DE TRANSPORTE

TRÂNSITO

PLANTAS _1

PLURAIS

PORTO ALEGRE

REVOLUÇÃO FARROUPILHA

ATIVIDADES EDUCATIVAS - INTERNET - Organização Profª. Ana Elisabéte Pozza
REFERÊNCIAS
POÇAS, Iria Muller.  Jogando com palavras. A revista da criança inteligente.  Porto Alegre. Agepê Representações. 


Oliveira, Emanuel Cavalcante de; Gonçalves, Maria da Penha. Ciências naturais - 2ª série. 2 ed..  São Paulo. Moderna, 2000.

PEREIRA, Rosimere de Souza. No Mundo da Alfabetização. Vol. de 1 a 7.  1 ed. Belo Horizonte. FAPI Ltda. 2001



ATIVIDADES ASTRONOMIA

ATIVIDADES ANIMAIS

ATIVIDADES DIVERSAS

ATIVIDADES ELEIÇÕES

ATIVIDADES INGLÊS

ATIVIDADES MATEMÁTICA

ATIVIDADES PLANTAS

ATIVIDADES MEIO AMBIENTE

ATIVIDADES CORPO HUMANO

ATIVIDADES FOLCLORE

ATIVIDADES GEOGRAFIA - MAPAS

ATIVIDADES PÁSCOA

ATIVIDADES FESTA JUNINA

ATIVIDADES HALLOWEEN

ATIVIDADES NATAL

ATIVIDADES SÉRIE INICIAL


ATIVIDADES JOGOS EDUCATIVOS

ATIVIDADES DATAS BRASILEIRAS

ATIVIDADES ZONIX - www.zonix.pt.vu

PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE NO BRASIL


JOGOS DE MATEMÁTICA

Material didáctico: Com cartolina, tesoura, régua e lápis, podes fazer o teu MAB (CDU)
.
Jogos com Unidades, Dezenas e Centenas: Começa por (HTU ou TU). Tens inúmeras possibilidades.
A imagem à direita refere-se aos exercícios "Supporting calculation". A imagem «HTU» refere-se a «Show the amount»
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Identifica o valor posicional, com autocorreção: Preenche os espaços com o valor de cada ordem (CDU).
Só para números entre 100 e 999.
Centenas, dezenas e unidades: JOGO de contagem, com autocorreção.
OBJETIVO: Fazer um número, com blocos. (CDU)
.
Dezenas e unidades: Repara no número que te é apresentado e clica nas dezenas e nas unidades correspondentes. Este jogo faz-te compreender com facilidade o valor posicional dos algarismos (base 10). Clica F11 para jogar e sair. RETROCEDE!
Dezenas e unidades: Para obteres 15, clica no 10 e acrescenta 5.
..
Clica para decompores: Começa por (TU = DU). Deves escolher os números que totalizam o número dado pelo computador. EXEMPLO: se o PC te mostrar 35, deves clicar em 30 e em 5. Tem muitos níveis de dificuldade e inclui números decimais. Os exercícios da parte de baixo do menu principal são de composição. Funcionam assim: seleccionas os números de cima (30 e 9) e, depois, pressionas na seta para ver o número composto. Podes registar no caderno e resolver; finalmente, apresenta-se a soma.
Clica F11 para jogar e sair.
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Clica para decompores: Deves escolher se preferes o MAB (placas, barras e cubinhos) ou o ÁBACO. Depois, clicas em cada ordem e vê o que acontece. Clica em baixo, para decompores ou compores os números obtidos.
Clica para decompores:
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Clica para decompores: Podes escolher números inteiros e decimais.
Representa números com blocos: Deves escolher os blocos correspondentes ao número dado pelo jogo.
NOTA: Este jogo pode decorrer com uma atividade de manipulação, com material MAB.
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Representa números com blocos: Digita o número correspondente aos blocos apresentados. NOTA: Este jogo pode decorrer com uma atividade de manipulação, com material MAB.
Contagem de 2000 até 2 000 000Apresentação PPT. Projecte na sala de aula. Contém exercícios com números para compor e exercícios de cálculo mental.
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Compor e decompor n.os: Jogo com números de 9999 até 11,01. IMPORTANTE: Não consideres a mensagem inicial «Choose 4 numbers...». Clica em PLAY. Exemplo (HTU = CDU): Começa com PLAY; surge um número (ex. 622). Clica em 600, 20, 2. De seguida, clica ANSWER. Projecte este jogo: os alunos fazem no caderno e uma criança resolve em linha. Clica na imagem à direita.
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Com um ábaco manipulado por ti, podes pedir aos teus colegas para adivinharem que número representaste. Esconde/Mostra o número. Clica nos sinais + e - para representares os números.
Podes clicar também na imagem à esquerda. FAZ TU MESMO exercícios com ábacos (Word 2003)
Jogo do ábaco: Neste jogo, muito agradável visualmente, podes escolher 2 modos de jogar: Free ou Computer questions. No exemplo da imagem à esquerda, o computador pediu-me para eu representar o maior número par com 4 esferas, no ábaco de CDU (centena ...).
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Contar 3 ÁBACOSos: Tens 2 exercícios, com unidades, dezenas, centenas e milhares.
Centenas, dezenas e unidades: Neste jogo, muito agradável visualmente, a criança clica nos valores desejados e, de seguida, compõe-nos, de modo a obter um número. F11 para jogar e sair.
Clica na imagem à esquerda para veres em formato maior.  Centenas, dezenas e unidades (idem)
Clica AQUI, para um folha de cálculo EXEL, com exercícios semelhantes. Sai sem gravar. Ativa "Macros"
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Centenas, dezenas e unidades (CDU): Neste jogo, muito agradável visualmente, a criança clica nos valores desejados e, de seguida, compõe-nos (ex.: 3000+300+30+3), de modo a obter um número. NOTA: A imagem refere-se ao jogo da próxima linha.
Milhares, centenas, dezenas e unidades (MCDU): Quase igual ao anterior, mas sem composição. F11 para jogar e sair.
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COMPOSIÇÃO com Milhares, centenas, dezenas e unidades (MCDU): Neste jogo, muito agradável visualmente, a criança clica nos valores desejados e, de seguida, compõe-nos (ex.: 3000+300+30+3), de modo a obter um número.
Podes ainda esconder os valores selecionados e descobrires que número foi composto.
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Centenas, dezenas e unidades: Neste jogo, muito agradável visualmente, a criança arrasta para o jogo as placas, as barras e as unidades e, de seguida, compõe-nos, de modo a obter um número. Exercício MB se tiver um ecrã de grande formato.
Clica na imagem à esquerda para veres em formato maior.
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Começa por 1 e vai até 10. Envia as 10 bolinhas para as dezenas.
Vídeo explicativo do valor posicional dos algarismos, na base dez. Tem exemplos muito práticos, comparando números parecidos (205/250). Para visualizares os filmes, clica na imagem.
Milhares, centenas, dezenas e unidades: Primeiro, deves ampliar o tamanho do jogo; para isso, deves manter pressionada a tecla Ctrl + rolador do rato. Podes fazer isto para muitas outras situações e programas, documentos... . Esta actividade serve mais para compreenderes do que para fazeres; no entanto, quando «vai 1», isto é, quando atinges dez unidades de qualquer ordem, és tu que agrupas ("regrouping")
Neste jogo, deves observar a representação numérica "Cuisenaire" e clicar num dos 3 números que te são mostrados.
Unidade / Dezena / Centena : Leia as instruções em inglês ou (português, AQUI MESMO!)
Para começar, clique na grelha para obter diferentes modos. Este jogo é excelente para calcular mentalmente. Para somar, utilizar a parte de cima do jogo para uma parcela e a parte de baixo para outra. O mesmo para as outras operações.
Foi aqui que as crianças aprenderam a contar de 100 em 100; aprenderam a somar com transporte. NÃO FUNCIONA

Identifica dezenas e unidades: Jogo simples mas eficaz. Clica em «START». Aparece uma barra e deves clicar no cartão «10».
Valor dos algarismos do número 789: Clica em todas as possibilidades de resposta.
Dezenas e unidades: (Jogo do tubarão 1)     Dezenas e unidades: (Jogo do tubarão 2).
Tem M CDU /
Clica F11 para ecrã maior
Clica para decompores: Começa por (TU = DU). Deves escolher os números que totalizam o número dado pelo computador. EXEMPLO: se o PC te mostrar 35, deves clicar em 30 e em 5. Tem muitos níveis de dificuldade e inclui números decimais. Os exercícios da parte de baixo do menu principal são de composição. Funcionam assim: Você selecciona os números de cima (30 e 9) e, depois, pressione na seta para ver o número composto. Os alunos podem registar no caderno e resolver; finalmente, apresenta-se a soma. Se tiver dúvidas, contacte-me.
Jogo semelhante ao anterior, com números de 9999 até 11,01. IMPORTANTE: Não consideres a mensagem inicial «Choose 4 numbers...». Clica em PLAY. Exemplo (HTU = CDU): Começa com PLAY; surge um número (ex. 622). Clica em 600, 20, 2. De seguida, clica ANSWER. Projecte este jogo: os alunos fazem no caderno e uma criança resolve em linha.

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